Religião Verdadeira é um Modo de Vida. Jesus declarou: "Deus é Espírito, e os que o adoram têm de adorá-lo com espírito e verdade."A adoração pura é espiritual, baseada na fé."

.

.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Livre arbítrio X Destino








Por: Osho

Vou lhe contar uma história muito interessante para que você possa entender.


Mohammed tinha um discípulo chamado Ali. Esse Ali uma vez pediu a opinião de Maomé sobre se um homem é independente e livre para fazer o que ele quer, ou se ele é obrigado por seu destino em tudo que faz. Ali perguntou: "Pode-se fazer o que se quer ou não?"

O homem tem feito essa pergunta para um longo, longo tempo ....

"Se um homem não é capaz de fazer o que ele deseja", disse Ali, "então é inútil e tolo pregar para ele não roubar, não mentir, não ser desonesto. Ou é destino que um homem deve sempre estar lá para pregar aos outros para não roubar ou não fazer isto ou aquilo -?, sabendo muito bem que ele é também o destino de um homem desonesto permaneça desonesto, para um ladrão para continuar a ser um ladrão, um assassino de permanecer um assassino. Tudo isso parece ser absurdo. Se tudo está predestinado, toda educação é inútil, então todos os profetas, todos os santos, todos os professores são inúteis. "

As pessoas têm perguntado tanto Mahavira e Buda tais questões. Se o que vai acontecer é predestinado, porque deveria Mahavira ou Buda ter tomado tanto trabalho para explicar o que é certo eo que é errado? Então, Ali Mohammed perguntou o que ele pensava sobre este assunto controverso. Se Mahavir ou Buda tinha sido feito tal pergunta, eles teriam dado uma resposta muito complicada e profunda, mas Mohammed deu uma resposta que Ali poderia entender. Muitas das respostas de Maomé foram direta e simples.

Normalmente, as respostas dadas por pessoas que são ignorantes ou menos instruídos, por pessoas que são moradores simples, é direto e franco. Pessoas como Kabir, Nanak, Maomé e Jesus eram simples assim. Respostas por pessoas como Buda, Mahavira e Krishna eram complexas - Buda e Mahavira eram a nata de uma civilização rica e altamente desenvolvida.As palavras de Jesus eram direta, como um golpe na cabeça. Kabir realmente cantou: "Kabir está de pé no mercado aberto com um martelo na mão para bater em você!"

Se alguém chegou perto dele ele iria, por assim dizer, quebrar a cabeça para remover todo o lixo que estava deitado dentro.

Mohammed não deu qualquer resposta metafísica. Ele perguntou Ali para levantar uma perna e ficar em pé. Ali havia apenas uma pergunta sobre se um homem é livre para fazer o que ele quer - por que ele deveria ficar em uma perna? Mohammed disse: "Primeiro levantar uma perna."

Pobre Ali levantou sua perna esquerda e ficou em uma perna.

Maomé, então, lhe perguntou: "Agora, levante a perna direita também."

Ali ficou intrigado e perguntou como era possível. Então Maomé disse: "Se você quisesse você poderia ter levantado a perna direita primeiro, mas agora você não pode um homem é sempre livre para erguer a primeira perna - que pode ser o que ele quer - mas não antes tem o primeiro. foi levantado que o outro torna-se obrigado a Terra. "

No que diz respeito à parte não essencial da vida, estamos sempre livre para levantar a perna primeiro. Mas uma vez que isso é feito, torna-se uma escravidão para a parte essencial. Nós tomamos as medidas que não são essenciais, enredados, e então não são capazes de fazer o essencial. Então, Mohammed disse a Ali que ele tinha toda a liberdade para levantar a direita ou para a perna esquerda primeiro. Mas uma vez que ele havia exercido essa liberdade e levantou a perna esquerda, ele foi incapaz de levantar a outra perna. Assim, a liberdade é lá dentro de certos limites, mas para além desses limites não há liberdade.

Este é um velho conflito para a mente humana.

Se o homem é escravo do seu destino - como os astrólogos geralmente parecem afirmar - se tudo está predestinado e inevitável, então todas as religiões são de nenhum uso. Se um homem é livre para fazer tudo, como todos os racionalistas chamados dizer, e se nada for determinada, ou inevitável, então a vida vai se tornar apenas um caos e uma anarquia, então também é possível que um homem pode roubar e ainda atingir a libertação, que ele pode matar as pessoas e ainda realizar o divino. Quando nada se relaciona, quando um passo não está relacionado com o outro, então não há leis e nada é obrigatório em qualquer lugar.

Lembro-me de uma história sobre Mulla Nasruddin: Mulla estava passando por uma mesquita quando de repente, alguém caiu do minarete da mesquita onde ele tinha subido para suas orações. O homem caiu bem nos ombros de Mulla, e espinha Mulla foi quebrado. Então Mulla foi levado a um hospital para tratamento.

Alguns de seus discípulos vieram vê-lo, e porque Mulla usado para interpretar todos os eventos que lhe perguntou: "? Como você interpreta esse evento O que significa"

Mulla respondeu:... "É muito claro que não há nenhuma relação entre um ato e seu fruto Uma pessoa cai e outra pessoa quebra coluna e então a partir de agora nunca entrar em qualquer controvérsia sobre a doutrina do carma Ficou provado que uma pessoa pode cair e que a coluna de outro pode quebrar A pessoa que caiu era saudável e energético: ele caiu em cima de mim e eu tenho uma bagunça Eu não havia escalado o minarete de dizer minhas orações, eu estava apenas voltando para casa... Eu não estava de forma alguma preocupado com as orações, mas ainda me envolvi Então a partir de agora ... não mais falar sobre a doutrina do carma Tudo pode acontecer Não há nenhuma lei -.!.. tudo é anarquia "

Mulla estava muito infeliz, naturalmente, porque sua coluna tinha sido desnecessariamente quebrada.

A única coisa real é o terceiro, que é a quintessência de tudo, que pertence ao mais íntimo e que é absolutamente predeterminado. Quanto mais se avança em direção a seu centro, o mais próximo chega à parte, essencial predeterminado. À medida que avançamos em direção à periferia nos movemos em direção coincidência. Quanto mais se falar sobre acontecimentos externos, mais há coincidência. Quando falamos de fenómenos internos, as coisas começam a aparecer científica, como se baseado em uma lei definitiva, tornam-se cada vez mais decisivo.

Entre estas duas condições - o essencial eo periférico - há amplo espaço para efetuar mudanças por um exercício da liberdade de escolha. Aqui, alguém com consciência fará a escolha correta e que uma pessoa que está na escuridão da ignorância vai derivar para o seu destino, colocando-se com o que vem a caminho.

Portanto, há três áreas da vida. Na área que é o núcleo essencial, tudo está predeterminado. Sabendo que esta é conhecer a essência da astrologia. Na área periférica que é tudo é incerto. Para saber isso é conhecer o mundo, todos os dias imprevisível. Há uma outra área que se encontra no meio. Ao saber disso, uma pessoa pode salvar a si mesmo de tentar fazer o impossível, e ele pode fazer o que é possível. Se uma pessoa vive nas áreas periféricas e meio, de tal forma que ele começa a se mover para o centro, ele vai se tornar religioso. Mas, se ele vive de tal forma que ele nunca é capaz de se mover em direção ao centro, a sua vida permanecerá irreligiosa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário







Aqui não faço apologia a nenhuma religião.Toda religião que fala de amor é caminho para Deus .
Deus está em cada um de nós.DEUS é AMOR !
Rejane

Textos no arquivo.